Menu

Home » Blog » 07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

tutoriais artigo design logotipo • 15-03-2018


Olá, pessoal. Hoje vou dar 07 dicas que vão ajudar bastante a vocês criarem logotipos de sucesso. Irei mostrar de forma prática basicamente o que é necessário para compor um bom logotipo, desde a ideia inicial até sua aplicação em cartões de visita, envelopes, papel timbrado, etc. E para exemplificar tudo isso, vou utilizar trabalhos que finalizei recentemente. Bom vamos para as dicas.

 

01. Logotipo, marca ou logomarca?

Primeira dúvida que todo mundo tem: é logotipo, marca ou logomarca? É logotipo. Pronto. Dúvida sanada, vamos ao que interessa.

 

02. Entenda o negócio do cliente

É fundamental você entender bem qual o trabalho do seu cliente, o que a empresa faz ou qual tipo de produto ela trabalha. Não comece a criar o logotipo se você não tiver certeza sobre o nicho do seu cliente. Para entender melhor, veja as marcas abaixo. A Viver Agro trabalha como forma de cooperativa para distribuir produtos agrícolas; e a Moderniza Engenharia trabalha com construções e reformas de médios e grandes portes.

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

 

03. O Símbolo

O símbolo é um dos elementos mais importantes de um logotipo se não for o mais importante. Um símbolo bem construído pode até ser o representante principal da identidade da empresa, dispensando sua apresentação completa, como são os símbolos da Apple, Nike e até mesmo de aplicativos como Facebook e Instagram que não precisam do seu nome escrito ao lado ou abaixo para que saibamos de qual empresa se trata.

Para a construção do símbolo, procure elementos que, mesmo indiretamente, tenham a ver com o principal nicho do seu cliente. No nosso exemplo, eu parti das imagens abaixo para a construção do símbolo.

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

 

04. As fontes

Dependendo da área de atuação do seu cliente, nós escolhemos o tipo de fonte mais adequada para compor o logotipo. O site Crazy Egg (https://www.crazyegg.com/blog/psychology-of-fonts-infographic/) apresenta um infográfico muito interessante resumindo a psicologia das escolhas das fontes. É bem prático porque realmente ajuda nas nossas escolhas. Veja o infográfico abaixo.

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais


05. As cores e variações

As cores, como todo o resto, também devem estar de acordo com o trabalho do seu cliente. Existem vários sites sobre a psicologia das cores onde podemos pesquisar o efeito que cada cor produz em nós. Fique à vontade para pesquisar na internet, mas se você não tem ideia por onde começar, veja essa postagem do blog Marketing de Conteúdo (https://marketingdeconteudo.com/psicologia-das-cores/).

Veja abaixo as variações de cores que utilizei para os logotipos:

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

 

06. Versões horizontal e vertical

Crie sempre uma versão horizontal e outra vertical para a aplicação do logotipo do seu cliente. Pois dependendo do espaço físico que o cliente terá disponível para aplicar sua marca, a versão vertical poderá ser uma melhor solução que a horizontal ou vice-versa.

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

 

07. Papelaria

Um ponto importante na hora de você apresentar o logotipo ao cliente, é sempre mostrar exemplos de sua aplicação, principalmente na papelaria, como cartões de visita, papel timbrado, envelopes, pasta de documentos, etc. Pois, muito provavelmente a empresa está iniciando suas atividades e não tem nenhuma papelaria definida. É mais uma boa oportunidade de você oferecer a criação da papelaria também.

07 Dicas definitivas para você criar logotipos profissionais

 

Bom pessoal, espero que tenham gostado dessas dicas e que elas possam lhes ajudar a evoluir nos trabalhos daqui pra frente.



comments powered by Disqus

» Categorias