Menu

Home » Blog » Conheça 10 programas alternativos para o Photoshop

Conheça 10 programas alternativos para o Photoshop

artigo design photoshop • 28-03-2014

É possível trabalhar com manipulação de imagem profissional fora da plataforma Adobe? Bom pessoal, essa foi uma discussão que tive no trabalho recentemente. Com certeza o Photoshop é o melhor programa de manipulação de imagem que existe no mercado. Será? Quantos programas desse tipo você conhece? Então como podemos afirmar com tanta certeza que ele é o melhor?

O Photoshop é o programa mais conhecido e mais usado para manipulação de imagem hoje em todo o mundo. Mas existem outros programas, também profissionais, que podem ser uma boa alternativa. Se você trabalha com web design, como eu, e utiliza o Photoshop para criar os layouts, você poderá facilmente utilizar outro programa que se encaixe na sua demanda.

Abaixo segue uma lista de programas bem profissionais utilizados por designers. Juntamente com o nome do programa, coloquei o seu valor - tem até gratuito -, plataforma e um pequeno resumo das principais funções.

Agora é só você escolher o programa que mais se adequa à sua necessidade e "mandar ver".

01. Pixlr

clip_image001

Pixlr Vem com mais de 600 efeitos
Plataforma: iOS, Android
Preço: Grátis

Pixlr afirma ser “o editor de fotos on-line mais popular do mundo”, o que pode ter algo a ver com o fato de ser grátis.

Mas ele também possui mais de 600 efeitos, sobreposições, e permite que você faça todas as principais coisas que você esperaria de um editor de fotos, de corte e re-dimensionar a remoção de olhos vermelhos e clareamento dos dentes.

E se você está acostumado a usar o Photoshop, então você vai achar a interface de usuário do Pixlr fácil de usar rapidamente, pois é muito similar. Este aplicativo gratuito está disponível para iOS e Android.

02. Serif PhotoPlus X6

clip_image002

PhotoPlus X6 define explicitamente recriar a funcionalidade do Photoshop
Plataforma: Windows 8, 7, Vista, XP
Preço: $ 89.99 / £ 71,48

De todas as ferramentas em destaque nesta lista, PhotoPlus X6 é talvez o concorrente mais direto do Photoshop em termos de tentar replicar as diferentes ferramentas do software da Adobe para o PC a um preço inferior.

É definitivamente um caso de decidir o que você quer pagar. Para ser franco, a ferramenta pode ser complicada para iniciantes, e não tem a esperteza e a confiabilidade de seu concorrente mais caro.

Mas nas mãos certas, é possível criar um trabalho de qualidade com PhotoPlus X6, e por menos de $ 90 representa uma enorme poupança na compra do Photoshop CS6 ou assinando o Photoshop CC.

03. Aperture

clip_image003

Se você é um fotógrafo, Aperture é uma brilhante alternativa para o Photoshop
Plataforma: Mac
Preço: $ 79,99 / £ 54,99

Embora cheio de recursos familiares do software da Adobe de edição de imagem, Aperture carece de todas as outras características – animação, 3D, web, etc – um fotógrafo mediano nunca usa, tornando-o muito mais simples de usar. É repleto de ferramentas de ajuste inovadoras e realce para refinar imagens, incluindo Auto Balanço de Branco que usa tons de pele para corrigir projeções de cores, e um profissional Auto Enhance que aplica exposição, vibração, Curvas, e mais com um único clique.

O software também inclui um conjunto de pincéis para pintura em ajustes de imagem e dezenas de efeitos fotográficos profissionais prontos para uso.

04. Acorn

clip_image004

Plataforma: Mac
Preço: $ 49,99 / £ 34,99

O software de edição de imagem Acorn estreou em 2007 e tem proporcionado a amadores e artistas com um baixo orçamento uma grande alternativa para Photoshop desde então. As características do software incluem estilos de camada, filtros não destrutivos, curvas e níveis, modos de mistura e muito mais.

A versão mais recente, Acorn 4, recebeu maior velocidade, uma interface de usuário melhorada e muito mais. Uma das mais procuradas melhorias foi a adição de filtros não destrutivos, que inclui uma ótima interface em cadeia para filtros em conjunto para criar efeitos únicos. Você pode até salvar e modificar os filtros depois de ter fechado e reabrir sua imagem no Acorn.

05. Sketch

clip_image005

Plataforma: Mac
Preço: $ 49,99 / £ 34,99

Descrito em seu site como “caixa de ferramentas do Designer”, Sketch criado por Coding Bohemian é um aplicativo profissional de gráficos vetoriais para os criativos. Com uma interface de usuário simples, tem muitas características semelhantes as do Photoshop e também do Illustrator, incluindo camadas, gradientes, selecionador de cores e predefinições de estilo.

Ciente da crescente popularidade dos displays de retina e dispositivos móveis, a equipe de desenvolvimento por trás do aplicativo o tornou tão flexível quanto possível, apoiando formas de zoom e vetoriais infinitos que são perfeitas para várias resoluções. Você pode construir um novo gráfico a partir de formas primitivas ou iniciar um novo vetor com a ferramenta lápis.

Uma ótima alternativa de orçamento, Sketch custa menos de US $ 50. No entanto, se você não tiver certeza sobre a mudança, aproveite a versão de teste em oferta e experimente antes de comprar.

06. GIMP

clip_image006

Plataforma: Linux, Windows, Mac
Preço: Grátis

Uma alternativa de código aberto para o Photoshop, que estreou em plataformas baseadas em Unix, GIMP significa “GNU Image Manipulation Program”. Hoje ele está disponível em versões para Linux, Windows e Mac.

O GIMP oferece um conjunto de ferramentas semelhante ao Photoshop em muitos aspectos, e é uma ótima alternativa se você está procurando um editor de imagens sem custo. A interface difere um pouco do Photoshop, mas uma versão do GIMP está disponível que imita a aparência do Photoshop, tornando-o mais fácil de migrar se você está acostumado com ele.

O conjunto completo de ferramentas está disponível neste aplicativo – tudo o que você está acostumado é de fácil acesso, incluindo as ferramentas de pintura, correção de cor, clonagem, seleção e aprimoramento.

A equipe que supervisiona o desenvolvimento tem trabalhado arduamente para garantir a compatibilidade também, então você vai ser capaz de trabalhar com todos os formatos de arquivo populares sem nenhum problema. Você também vai encontrar um gerenciador de arquivos muito sofisticado embutido, em moldes semelhantes ao Bridge da Adobe.

No geral, esta é uma ótima opção se você tem um orçamento limitado, ou quer se afastar do Photoshop por outras razões.

07. PaintShop Pro X6

clip_image007

Plataforma: o Windows
Preço: £ 59,99

Trazido a você pela mesma desenvolvedora do Painter, o PaintShop Pro é uma alternativa de longa data para o Photoshop, que oferece uma gama enorme de ferramentas de edição de fotos e criação de gráficos. A versão mais recente apresenta uma interface simples com foco na fotografia.

Naturalmente há suporte para camadas e um conjunto completo de ferramentas para edição, correção de cor, a clonagem e “retoque” de fotos, mas você também vai encontrar as ferramentas de mídia de arte sofisticadas com efeitos de pincel realistas e uma gama de opções vetoriais.

Além disso, o PaintShop Pro suporta brushes (pinceis) do Photoshop, permitindo-lhe alargar consideravelmente a biblioteca interna de ferramentas.

Baixo preço

O PaintShop Pro sempre é uma alternativa viável e muito capaz para o Photoshop. Com o preço caindo ao longo dos anos para o seu nível atual, é uma alternativa muito tentadora se você usa Windows.

Há também uma versão final que custa um pouco mais, mas carrega filtros adicionais, pincéis e imagens royalty-free (gratuitas).

08. Paint.net

clip_image008

Plataforma: Windows
Preço: Grátis

Paint.net é uma alternativa para o editor Paint que a Microsoft fornece com as versões do Windows. No entanto é uma ferramenta surpreendentemente capaz e útil, disponível totalmente de graça.

O software começou como um projeto de graduação patrocinado pela Microsoft e tornou-se um projeto de código aberto mantido por alguns dos ex-alunos.

O foco é a facilidade de uso e não há uma tendência definida para edição de fotos em vez de criação artística.

Dito isto, há uma série de efeitos especiais disponíveis, permitindo que você crie facilmente perspectiva falsa, misturar e empurrar pixels ao redor da tela, seleções de padrões, e assim por diante.

Uma boa variedade de ferramentas de seleção, suporte a camadas e ajustes, tais como curvas e brilho/contraste significa que o Paint.net é uma ótima alternativa para o Photoshop para edição de fotos, especialmente se você puder faze-las sem algumas das mais recentes adições ao conjunto de ferramentas do Photoshop.

09. Sumopaint

clip_image009

Plataforma: Web browser (requer Adobe Flash Player)
Preço: grátis para a versão on-line básico, US $ 19 para a versão Pro com aplicativo off-line

Sumopaint é um editor de imagens baseado em navegador altamente eficiente. Todos os recursos padrão que você esperaria de uma ferramenta de desktop estão presentes (e comprando a versão Pro por US $ 19 você pode instalar uma versão desktop do aplicativo, se você preferir).

Você precisa do Adobe Flash Player para usar esta ferramenta, de modo que você não pode usar o Sumopaint em seu iPad, por exemplo. Dito isto, é leve e rápido para carregar, e a versão gratuita é muito útil.

A faixa padrão de ferramentas e ajustes que você esperaria estão incluídos. Pincéis, lápis, formas, texto, clonagem, gradientes, etc, são todos acessados rapidamente a partir da barra de ferramentas flutuante. Ele também pode abrir documentos salvos no seu disco rígido, tornando o Sumopaint uma opção perfeitamente viável para a edição e reedição.

Algumas ferramentas funcionam de maneiras diferentes do Photoshop, oferecendo possibilidades que seriam difíceis de combinar no aplicativo da Adobe. Há, no entanto, algumas limitações.

A mais importante delas é que o editor parece ser apenas RGB, limitando seu uso a arte destinado à tela. Ele não trabalha em CMYK, Lab ou outros modelos de cores.

10. Pixelmator

clip_image010

Plataforma: Mac
Preço: $ 14,99 / £ 10,49

O Pixelmator usa as bibliotecas do Mac OS X para criar poderosas ferramentas de edição de imagem.

Como ele é construído sobre as tecnologias do Mac, ele não está disponível para Windows ou Linux, mas permite que o software se integre perfeitamente com os recursos do iPhoto e Aperture, bem como iCloud. Há também ferramentas de exportação internos para Facebook e Flickr.

Há uma ampla gama de ferramentas disponíveis no Pixelmator que permitem que você pintar, desenhar com precisão, e retocar imagens.

As ferramentas de correção de cor, tais como Hue / Saturation, Shadows / Highlights e Contrast estão todos presentes.

De fato, em muitos casos, o mesmo fluxo de trabalho do Pixelmator é substancialmente mais rápido do que no Photoshop, demonstrando os benefícios da limitação para e otimizar o software para uma plataforma.

Como no Photoshop, o Pixelmator suporta filtros e vem com uma coleção de 150 para você brincar. Você também pode abrir e salvar imagens em muitos dos formatos mais populares, incluindo PSD, TIFF, PDF e PNG.

Ao salvar ou abrir documentos do Photoshop, as camadas são preservadas, o que lhe permite colaborar efetivamente com colegas que usam o software da Adobe.

Bom pessoal, espero que tenham gostado. Curtam a página e até a próxima.

Fonte: Clube do Design.



comments powered by Disqus

» Categorias